Sonhando em abrir seu próprio negócio? Hoje, vamos compartilhar o passo a passo para tornar seu sonho em realidade. 👩‍💼👨‍💼

Primeiramente vamos fazer uma passo a passo, mas sendo certo que inicialmente o primeiro passo é a contratação de dois tipos de profissionais bem diferentes em suas formações mas que são essenciais, ADVOGADO (em especial empresarial), e contador.

1️⃣ Defina o Tipo de Empresa, atividade, atuação em sede virtual ou presencial, planejamento financeiro de investimento, tipos de contratos (CLT, Prestador, Empresas – neste caso não abordamos uma análise por sentimento cada empresa e sócia[o] conhece o método e a engenharia do seu negócio), e principalmente pesquisa de marca;

2️⃣ Registro na Junta Comercial (breve ponto, antes de realizar o registro precisará já ter o contrato de locação ou propriedade sobre o imóvel que será a sede da organização empresarial, tal situação é importantíssima – mais uma vez reiteramos a importância do profissional ADVOGADO, não ache que olhar um texto no Google resolve, a empresa precisa começar corretamente) :

3️⃣ Obtenha um CNPJ:

4️⃣ Inscrição Estadual e Municipal:

5️⃣ Alvará de Funcionamento:

6️⃣ verificação de contratos e prestadores ou funcionários (advogados são fundamentais aqui)

7️⃣ Regularize-se com o INSS:

8️⃣ Licenças e Autorizações Específicas:

9️⃣ Abra uma Conta Bancária Empresarial:

 Pulo do Gato:

Antes de abrir um negócio deve contar ao menos com assessorias de dois tipos de profissionais: Jurídico e Contábil. É fundamental, tanto para definição de regime tributário, atuação de acordo com CNAE que permita um melhor rendimento tributário, análise de risco de contratos, formatos de contratação de funcionários, Due diligence, benefícios fiscais, obrigações com a administração pública, até o registro da sua marca a fim de que não incorra em uso indevido de marca (um ERRO grave de muitos empresários e empresárias em nosso País).

Segundo dados do SEBRAE a grande taxa de mortalidade de pessoas jurídicas se dá entre o segundo para o terceiro ano de existência do negócio. Dá certo ou dá errado é algo que não pode ser baseado em achismo e sim em planejamento!!! Estude o mercado consumidor, não esqueça de estar no mundo digital, e sempre se preocupe em ter uma atuação ética, transparente e sempre aberta a abordar com seus clientes possíveis erros que acontecem, sim eles acontecem em todas as organizações empresariais.

Outro dado que te trago aqui, muita gente toma decisões baseada em achismo ou textos de google, mas na prática acaba trazendo enormes prejuízos de toda maneira isso ocorre por que na prática o pensamento do empresário que não se preparou para ser empresário (isso sem pronome), é de simplesmente achar que somente contratar para quando for necessário estará economizando quando na verdade ele pode negociar um contrato de assessoria jurídica e chegar num consenso com o escritório prestador e não é quando vai precisar, uma empresa SEMPRE precisa de apoio jurídico! Não se enganem, correr atrás do prejuízo é sempre MUITO mais caro!

Lembre-se, abrir uma empresa requer planejamento, paciência e respeito às regulamentações locais. Estamos aqui para ajudar a transformar sua visão em realidade! 💡

#Empreendedorismo #AberturaDeEmpresa #NegóciosNoBrasil #PassoAPasso #EmpreendedorismoBrasil #PequenosNegócios